Olá pessoal, trazemos para vocês aqui uma discussão muito importante referente à responsabilidade social fazendo referência ao capítulo 5 do livro "Administração".
É interessante perceber que empresas cada vez mais vem mudando seus hábitos seja por pressão daqueles que desejam um comportamento socialmente responsável das mesmas, seja para mostrar que cumprem as leis e não receberem multas ou até mesmo para realmente lutar por uma causa sócio-ambiental, sendo esta última uma evolução muito grande nas empresas.
Segundo o modelo dos tons de verde corporativo citado no livro, existem 4 abordagens diferentes. São elas:
- Abordagem Legal - Satisfazer os requisitos legais a respeito da conservação ambiental;
- Abordagem de Mercado- Consciência e sensibilidade para com questões ambientais para responder aos clientes;
- Abordagem do Stakeholder- A empresa respondem à questões ambientais considerando os interesses múltiplos dos stakeholders, como clientes, a comunidade local, parceiros comerciais;
- Abordagem ativista- Essa é a evolução citada aqui nesse texto no comportamento das empresas. É quando a empresa atua ativamente conservando o meio-ambiente e lutando por uma causa por conta própria.
Bom, o resto é melhor vocês verem hoje porque senão perde a graça. Fica aqui também um site com uma lista de cases de sucesso para você que tiver interesse em pesquisar mais sobre o assunto:
http://alfredopassos.wordpress.com/2008/10/31/exame-premiou-as-20-empresas-modelo-em-acoes-sustentaveis-neste-ano/
fonte: www.santander.com.br/social
http://alfredopassos.wordpress.com/2008/10/31/exame-premiou-as-20-empresas-%20modelo-em-acoes-sustentaveis-neste-ano/
2 Resposta(s):
E em qual gradação de verde está p Santander??
Como dissemos na aula o Santander tem abordagem ativista porque é um banco que auxilia e atua em muitos projetos de ajuda ao meio ambiente e principalmente às comunidades onde atua. Ele tem programas como o Padarias Artesanais pra ajudar pessoas a aprenderem cursos sobre como fazer pães e incentivar que entrem no mercado d etrabalho, além de fazerem doações para essas comunidades.
Postar um comentário