Seja Paciente
O tempo para assimilação da inovação e da antecipação de tendências é mais lento do que o esperado.
Cultive a Persistência
Ideias realmente diferentes e pioneiras recebem muitos "nãos" antes de receber um "sim". É preciso ser persistente, muitas vezes teimoso, esbanjar autoconfiança e acreditar na própria ideia para evitar que as respostas negativas minem sua determinação e o próprio negócio.
Escolha o Momento Ideal
É preciso saber a hora certa de desistir. Muitos negócios considerados do futuro não foram adiante porque chegaram no momento errado. Seja realista na hora de analisar o mercado, as chances de demanda e as necessidades do consumidor para se antecipar demais e ser ignorado.
Pratique o Erro
Errar faz parte do processo de desenvolvimento de uma ideia ou produto. É preciso saber tolerar os tropeços e encará-los como um aprendizado.
Dose suas Expectativas
Saiba qual é o seu parâmetro de sucesso. Se a sua expectativa é estourar no mercado rapidamente, aprenda a lidar com as frustrações. O caminho é longo, não tem espaço para imediatismos. Ser bem-sucedido em cada uma das etapas do caminho é o significado do sucesso.
Busque Apoio
Ninguém trabalha sozinho, principalmente quando é inovador e busca abrir novos mercados. A ordem é se articular com outras organizações. Na prática, o problema para alcançar o sucesso não é ser pequeno, é estar sozinho.
Trace Metas
É importante definir táticas de crescimento nos primeiros anos com propostas e objetivos bem definidos. Embora seja difícil desenhar o futuro quando não se tem um histórico para se comparar, é preciso ter um norte para se guiar. É aqui que entra o planejamento citado no começo do texto.
Gere Resultados
Um negócio de futuro só terá vida longa se gerar recursos no presente. Não adianta inventar um produto a cada dia. É preciso fazer com que o resultado de uma inovação permita seu aperfeiçoamento ou criação de outra novidade.
Divida sua paixão
O ser humano é resistente a mudanças por natureza. Para quebrar paradigmas é preciso ter um grande poder de persuasão para contagiar o outro com a própria paixão. Quando a equipe compra a ideia, as chances de dar certo são maiores.
Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
0 Resposta(s):
Postar um comentário