Pensando à distância

Sonhar alto não é bem um problema, todos fazemos isso. Pensar adiante é talvez uma das coisas que diferenciem aqueles que criam hoje coisas que serão lembradas no futuro daqueles que se acomodam e ficam rodando em círculos.
Fazendo referência ao capítulo 6 do livro "Administração" principalmente que fala do empreendedor e suas características, mas também de capítulos estudados posteriormente como o 9 que fala de planejamento e o 20 que fala de controle, trago à vocês um case de sucesso.

Fiquei sabendo essa história através do próprio empreendedor em uma palestra que assisti dele. Esta pessoa á nada mais nada menos que o famoso desenhista e criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza.

Maurício nasceu no interior, em Santa Izabel, em 1935. Desde criança foi um garoto criativo, lia vários livros, inclusive muitos por dia. Durante a infância desenvolveu sua habilidade de desenho e de criar histórias.

Já adolescente Maurício montou uma pasta com seus desenhos e queria ser cartunista em São Paulo. Procurou então emprego em jornais, e não conseguiu nada. Um dia ele foi na Folha de São Paulo para mostrar sua pasta e não lhe deram o emprego. enquanto saía aos prantos uma das pessoas que trabalhava lá perguntou.
-Menino, por que você chora?
E ele respondeu que não fora aceito e queria muito ser cartunista. O jornalista então disse a ele que se quisesse isso era mais fácil conseguir outro cargo ali e depois lá dentro trocar para o que queria.

Foi o que ele fez, por ler muito e ser bom em literatura e gramática ele tornou-se aquele que corrige os textos para que sejam publicados. Depois tornou-se repórter investigativo por um tempo. E finalmente um tempo depois veio a oportunidade, a vaga para cartunista que ele aceitou.
Ele começou com uma tirinha do Bidu no jornal. Depois conforme o tempo passava ele foi pegando mais tirinhas para fazer e surgiram vários personagens.

Maurício sendo muito esperto traçou um planejamento do que era legal, fez uma pizza (gráfico) com todos os gêneros que as pessoas gostam e para cada um criou personagens par abaterem de frente com os populares do gênero, por exemplo, para terror criou Penadinho para bater de frente com o Gasparzinho, o Astronauta para ficção científica, o Piteco para pré-história, e assim por diante.

Em 1987 ele começou a ilustrar n Estado de São Paulo saindo da Folha.

Uma coisa que ele sempre teve foi a visão de que poderia fazer sucesso através do planejamento e controle de suas ações. Conforme ele precisava de mais dinheiro aceitava fazer mais tirinhas no jornal e para cada nova tirinha começou a precisar de mais ajuda, ou seja mais funcionários. E com o tempo isso aumentou tanto que o único jeito foi criar uma grande empresa, a Maurício de Souza Produções.

Hoje Maurício é dono de um império, com vários funcionários como redatores, desenhistas, entre profissionais das mais variadas áreas. Além de ser o responsável pelas revistinhas e produtos da Turma da Mônica e o novo mangá Turma da Mõnica Jovem que pega um público diferente, não só as crianças, mas também os jovens.

Muito contente ele exibiu seus planos para o futuro e já pensa grande novamente, disse que estava fechando contrato com mais alguns países para distribuir as revistinhas que já são famosas em diversos países, falou também na importância de mandar os criadores das historinhas morarem em diferentes lugares evitando a alienação que estava começando a ocorrer sendo que como ele disse todos ficavam dentro do estúdio, no mesmo lugar, vivendo as mesmas coisas e era hora de estimular a criatividade. O controle deles é feito através de reuniões semanais e pela avaliação do que é criado feita por Maurício que utiliza seu BlackBerry.

Além disso ele falou na importância do 3D que vem aí para ficar e comentou ter mandado todos os desenhistas aprenderem isso e já desenvolve a Turma da Mônica em 3D que deve estar em breve na televisão.

Como ele mesmo disse a Disney que se cuide. Se depender de Maurício esse negócio vai cada vez mais longe. Analisando esse case então podemos concluir que é muito importante pensar adiante, pois podemos fazer a diferença. Comece hoje para melhorar e ter feito algo no futuro, isso é o lema desse texto.

fonte: Palestra com Maurício de Souza na ESPM em 2009.

0 Resposta(s):