Problemas na internacionalização

Hoje vamos falar de internacionalização. Não das estratégias em si, mas de uma parte que é citada no capítulo 4 do livro "Administração" referente às influências que podem levar ao insucesso nos negócios internacionais e os fatores-chave que uma empresa deve perceber.

Pesquisando na internet, encontrei um caso da Sadia que está pensando em vender uma fábrica na Russia. Achei o assunto interessante e fui atrás. Em um primeiro momento pensei que isso poderia estar relacionado à problemas financeiros, dificuldades na economia do país, leis que atrapalharam o negócio e não foram bem estudadas quando a fábrica foi implementada ou até devido a diversidade cultural. O que me impressionou foi que o motivo era totalmente diferente e está no relacionamento da empresa com seu sócio estrangeiro.

Após investir R$ 92 milhões em uma fábrica na Rússia, a Sadia está saindo do negócio. A venda do ativo operacional é uma das alternativas de capitalização em estudo pela companhia.

A empresa anunciou que pretendia vender uma participação no banco e corretora Concórdia e outros ativos não operacionais, como um terreno na Vila Anastácio, em São Paulo, onde fica sua sede administrativa e com isso a empresa busca levantar R$ 1 bilhão com a venda desses ativos.

Em entrevista, a Sadia confirmou que estuda a possibilidade da venda de sua fábrica na Rússia , como parte do plano de capitalização. Quando foi revelado que a empresa havia contratado um banco para vender alguns ativos e também uma participação acionária na própria companhia, a empresa declarou que colocaria à venda apenas ativos não operacionais.

O investimento na fábrica localizada em Kaliningrado, território russo que fica entre a Polônia e a Lituânia, à beira do Mar Báltico, foi o primeiro passo na estratégia de internacionalização da Sadia. O negócio foi anunciado em 2006, momento no qual havia uma crise devido à gripe aviária.

A fábrica foi inaugurada em dezembro de 2007, quando a empresa tinha planos para construir pelo menos mais duas fábricas no exterior, uma delas provavelmente nos Emirados Árabes. Utilizando-se de financiamento do International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, a fábrica se tornou muito importante nos negócios e sua função é processar carnes com matérias-primas do Brasil e abastecer o McDonald's da Rússia. Até antes de novembro de 2008, a fábrica funcionava apenas experimentalmente e com o início das operações comerciais, a Sadia efetivamente se tornou fornecedora de produtos processados dentro do mercado russo, em um momento de incertezas em relação aos reais efeitos da crise financeira sobre o consumo global.
Durante seu funcionamento a unidade também ajudou a fazer da Sadia, a marca estrangeira mais conhecida no mercado russo.

Então espera aí, se a internacionalização da Sadia estava dando tão certo porque vender a fábrica?

O motivo é a insatisfação no relacionamento com seu sócio russo, a distribuidora de alimentos Miratorg, que detém 40% do negócio.O que faz a Sadia pensar na possibilidade da venda segundo o citado plano de capitalização.

Resta saber qual será a decisão final dos gerentes da Sadia, até porque
sabemos, internacionalizar um negócio depende de diversos fatores que ajudem a
empresa na adaptação que levará à sua sobrevivência. Se der certo o seu mercado se torna muito maior, porém problemas de diferenças culturais, legislação diferente, condições economicas variadas, e também há influência do relacionamento em parcerias e sociedades que se não for bem administrado e ambos os lados tiverem interesses diferentes pode ser um grande problema e fator decisivo para abandonar um negócio, como podemos analisar nesse caso da Sadia.

fontes: portalexame.abril.com.br ; gourmetvirtual.com.br

1 Resposta(s):

Lu Florêncio disse...

pois é amigos..vcs trouxeram uma questão da economia real mostrando que essa crise definitivamente não é uma marolinha como insiste em afirmar nosso eloquente presidente..a sadia está com um problema financeiro sério e apesar desse justificativa para imprensa ver..desfazer-se dessa operação é literalmente cortar na carne algo que foi arduamente conquistado e porque? por erros na condução da sua governança corporativa, mas esse já é assunto para outro capítulo. parabéns!